Ações preventivas da Unimed Sergipe garantem tratamento integral e de qualidade para os beneficiários

[[PNG-2078-3017-D]]

Dr. Alvimar Moura.jpg

Dra. Mariela Cometki [1].png

Equipe UTI.png

[[PNG-2078-3018-D]]
[[PNG-2078-3020-D]]
 
Com a pandemia do novo coronavírus, a Unimed Sergipe estabeleceu diversas ações e lançou novos serviços para atender seus clientes. As medidas incluem novo canal de atendimento com telemonitoramento diário dos pacientes em isolamento domiciliar, contratação de mais profissionais, restrição de visitas no Hospital e redução do fluxo de pessoas nas unidades próprias, criação do Comitê COVID-19 composto por diferentes profissionais para elaboração de ações em diversas frentes, bem como campanha de conscientização nos meios de comunicação on e offline.
 
As iniciativas demonstram o cuidado da operadora de saúde em oferecer o melhor atendimento aos clientes. Além de garantir a segurança dos beneficiários, médicos cooperados e da equipe assistencial de saúde, Unimed Sergipe vem atuando em diversas frentes com foco em compartilhar o seu conhecimento médico com a sociedade e conscientizar a todos sobre o enfrentamento a COVID-19.
 
“O nosso bem mais precioso é a saúde do nosso cliente. Todas as ações colocadas em prática foram analisadas e implantadas com o foco de protegê-los”, afirma o diretor administrativo-financeiro da Unimed Sergipe, Dr. Alvimar Moura.
 
Atendimento exclusivo e seguro
 
Para diminuir o risco de contaminação e evitar o aumento do tempo de espera dos atendimentos urgentes, a Unimed Sergipe abriu um Núcleo de Atendimento Exclusivo a Pacientes com Síndrome Gripal. No local, pessoas com sintomas como febre, tosse, coriza, dificuldade para respirar são atendidas por uma equipe treinada e amparada nos protocolos clínicos de doenças respiratórias, e de referência em casos de COVID-19.
 
De acordo com Dra. Mariela Cometki, médica cooperada e infectologista da Unimed Sergipe, a adequação do espaço do Núcleo com segurança para colaboradores, pacientes e acompanhantes é um dos grandes destaques. O espaço foi estruturado de acordo com as normas da ANVISA para unidades exclusivas ao tratamento da COVID-19 durante a pandemia.
 
A unidade de atendimento à síndrome gripal serve de apoio ao pronto atendimento do Hospital Unimed. Porém, com entradas distintas que restringe o contato desses pacientes com os que apresentam outras queixas.
 
Com 500m² de área, o Núcleo de Atendimento Exclusivo a Pacientes com Síndrome Gripal conta com enfermaria adulto e pediátrica, atendimento 24h, serviço integrado ao laboratório Unimed para realização de exame diagnóstico da COVID-19 e área de estabilização com respirador, UTI e leitos exclusivos para os pacientes infectados.
 
Para clientes com suspeita ou diagnóstico positivo da doença que estão em isolamento domiciliar, a Unimed Sergipe oferece o telemonitoramento diário. O serviço funciona da seguinte maneira: após o diagnóstico da suspeita, o paciente que está isolado em casa é acompanhado diariamente entre 7 e 14 dias de quarentena, a evolução do estado de saúde e cuidados no tratamento em casa. Em caso de piora dos sintomas, a equipe orienta o paciente sobre o melhor percurso assistencial.
 
O plano de enfrentamento da Unimed Sergipe segue os direcionamentos do protocolo do Ministério da Saúde, assim, os clientes são aconselhados a evitarem os pronto-atendimentos. Tais locais são recomendados somente para quem está em situação grave de saúde e com a presença mínima de acompanhantes para evitar o risco de contágio.
 
Medidas adotadas no ambiente de trabalho
 
Em atendimento aos decretos dos órgãos públicos, a Unimed Sergipe adotou medidas para diminuir o fluxo de pessoas nas unidades próprias e Hospital. Os serviços burocráticos como autorizações e processos documentais estão sendo realizados remotamente via plataforma digital.
 
“Mantemos um monitoramento constante dos nossos colaboradores e profissionais de saúde com acolhimento médico e psicológico. Adotamos a modalidade de trabalho home office para o nosso administrativo e pessoas que integram o grupo de risco, assim reduzimos o fluxo de pessoas circulando nas unidades. Além do cuidado em estabelecer o distanciamento no ambiente de trabalho, uso da máscara e demais medidas preventivas”, enumera Dr. Alvimar Moura ao destacar os esforços da Cooperativa Médica em assegurar as melhores condições de trabalho dos seus colaboradores . 
 
Já os atendimentos clínicos em consultório, foram programados segundo as orientações dos conselhos de medicina. E também, a restrição do número de visitantes e acompanhantes aos pacientes hospitalizados.
 
Capacitações e novos protocolos para médicos e equipe assistencial
 
A pandemia da COVID-19 trouxe desafios e exigiu de todos os profissionais que compõem a área da saúde uma atualização diária sobre a doença.  Na Unimed Sergipe, as capacitações e protocolos são continuamente analisados para estarem de acordo com o atual estágio do coronavírus.
 
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Hospital Unimed, tem realizado um papel importante para em garantir que médicos e colaboradores estejam alinhados sobre as principais medidas de contingenciamento da COVID-19. Segundo a responsável pela CCIH, a infectologista Dra. Mariela Cometki explica que a implantação do protocolo único de atendimento garante a unificação do tratamento, tanto para os pacientes atendidos no Núcleo, como os monitorados em isolamento domiciliar.
 
Diante de um cenário tão singular, a Unimed Sergipe segue intensificando o cuidado com todos os seus públicos. Provendo uma assistência à saúde com qualidade e com medidas para garantir a segurança e o melhor atendimento aos beneficiários.