Lista de cobertura obrigatória dos exames diagnósticos da COVID-19 é atualizada

ANS inclui sorologia no rol de procedimentos

 

unimed.jpg

 

Nova diretriz da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inclui a sorologia no rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde. A resolução normativa nº 460 está em vigor desde a última sexta (14/08) e incorpora os testes sorológicos para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus.

A sorologia é realizada para detectar os níveis de anticorpos IgG ou anticorpos totais no sangue após contato com o vírus SARS-CoV-2.

Conforme diretriz de utilização definida pela ANS, o exame é recomendado após 08 dias da manifestação dos sintomas e somente para os seguintes casos:

− Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos;
− Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto;
− Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.

Segundo os critérios definidos pela ANS, se o paciente apresentar um dos itens abaixo NÃO há cobertura pela operadora de saúde:
a) Resultado RT-PCR prévio positivo para SARS-CoV-2;
b) Teste sorológico com resultado positivo;
c) Resultado negativo em teste sorológico realizado há menos de 1 semana (exceto crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2).
d) Testes rápidos;
e) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado;
f) Verificação de imunidade pós-vacinal.
 
TENHO UNIMED
A Unimed Sergipe disponibiliza dois tipos de exames para detecção da COVID-19: o RT-PCR e a sorologia. Consciente do seu compromisso com a saúde dos seus beneficiários, a operadora reafirma seu papel em seguir as diretrizes dos órgãos reguladores para uma melhor assistência.

A biomédica e coordenadora do laboratório Unimed Sergipe, Kelly Gouveia, explica que os diversos testes sorológicos apresentam sensibilidade e especificidade diferentes, que podem apresentar alto percentual de resultados falsos negativos.

“A normativa da ANS coloca uma série de critérios com o objetivo de melhor observar o início dos sintomas e o período adequado para indicação de cada teste, além de serem interpretados com cautela e considerando a condição clínica do paciente”, ressalta.

PROCEDIMENTO

Para realizar o exame, o cliente deverá estar de posse da requisição médica dos testes sorologicos: Pesquisa de anticorpos IgG ou Anticorpos Totais para Covid-19. Antes da coleta, o beneficiário deverá entrar em contato com a Unimed Sergipe para autorização prévia, através do Serviço de Atendimento ao Cliente no 0800-70-40-111 ou WhatsApp (79) 2107-8700.