UNIMED - Sergipe
27 de Outubro de 2020

XI Concerto Unimed emociona plateia virtual em comemoração ao mês dos médicos

Concerto_Unimed.jpg

IMG_5725.JPG

IMG_5742.JPG

 
Ao longo de décadas de parceria, a Unimed Sergipe e a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição têm realizado um espetáculo especial aos médicos em outubro. Com as limitações em razão do isolamento social para o combate à Covid-19, o encontro da música com a medicina aconteceu de forma virtual na noite do último sábado, 24.
 
Na ocasião, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana emocionou o público online no canal oficial da cooperativa no YouTube, em apresentação previamente gravada no Teatro Atheneu. O repertório agradou a todos os espectadores, que vibravam no chat ao vivo a cada canção executada.  
 
“É uma experiência totalmente nova que começou nos ensaios, pois ficamos meses estudando as partituras cada um em sua casa. Para esta apresentação, seguimos os protocolos de segurança: distanciamento entre os músicos, uso da máscara e redução do número de integrantes”, explicou o maestro da orquestra Angelo Rafael Fonseca.
 
O Concerto Unimed faz parte do calendário cultural do Estado e das celebrações do mês do médico. Neste ano que evidenciou o empenho e comprometimento dos profissionais da medicina na linha de frente no combate ao coronavírus, o espetáculo tornou-se ainda mais especial.  
 
“O concerto virtual é um aprendizado que será agregado aos nossos projetos futuros, em ocasiões específicas. Portanto, mesmo surgido a partir de uma situação de grande sofrimento para a humanidade, a pandemia, aprendemos a preservar a arte e a beleza dadas pela música, o que representa um consolo para estes tempos”, enfatizou o assessor de Sustentabilidade Dr. Rômulo Oliveira.
 
Neste ano, o Concerto contou com a participação dos médicos Dr. André Leite Monteiro e Dr. Miron Vidal Santana e da enfermeira Maria Inês D’Avila. O orgulho e satisfação em participar do espetáculo eram sentidos em cada nota entoada.
 
“Sou médico e a música faz parte da minha vida, pois mostra o que é bom, bonito e verdadeiro, juntamente com a medicina. Abre a nossa sensibilidade para o que é transcendente e toda esta sensibilidade nos ajuda a cuidar do outro. A medicina é isso – CUIDADO", revelou emocionado Dr. André.
 
Clique aqui e confira XI Concerto Unimed completo.
 
PLATEIA VIRTUAL
 
O vídeo concerto da Unimed Sergipe contagiou a todos com um repertório diversificado. Durante a apresentação da Orquestra Sinfônica de Itabaiana, a plateia virtual comentou sobre cada performance no chat ao vivo. Dentre os espectadores estava a neurologista pediátrica Dra. Patrícia Carla do Nascimento, que destacou o papel consolador da arte. “A Música é um grande bálsamo para a alma. Ela nos conforta, alegra e nos leva a lugares esquecidos, trazendo as mais belas emoções”, comentou.  
 
TRADIÇÃO    
 
A Orquestra Sinfônica de Itabaiana integra a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, instituição cuja origem remete ao ano de 1745, sendo considerada uma das mais antigas em atividade do país. O programa de ensino musical tem como principal objetivo a promoção da cultura e inclusão social dos jovens de Itabaiana e cidades vizinhas.
 
Em 20 anos de parceria com a Sociedade Filarmônica, a Unimed Sergipe investe na comunidade e cultura local, com parcerias e projetos que melhoram a qualidade de vida das pessoas. “É preciso pensar em saúde, principalmente sob a dimensão da prevenção, e a nossa cooperativa se preocupa com saúde. Esse é o nosso foco. Pensando assim, ela é a única operadora de saúde do nosso Estado que investe em sustentabilidade, especificamente no que se refere ao pilar Saúde Social”, explica o assessor Dr. Rômulo.