UNIMED - Sergipe
28 de Outubro de 2020

Unimed Sergipe realiza ações de prevenção ao câncer de mama no #OutubroRosa

IMG_5824.jpg

20201016_214249504_iOS.jpg

Screenshot_2020-10-28 Unimed Sergipe no Instagram “Como esta? a sua rotina de autocuidado Ja? se olh

WhatsApp-Image-2020-10-24-at-10.25.jpg

WhatsApp-Image-2020-10-24-at-12.44.jpg

 
O mês de outubro é marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), quando detectado nas fases iniciais é possível realizar tratamentos menos agressivos e com grandes taxas de sucesso. Por isso, a importância das mulheres conhecerem o seu corpo e a realização dos exames periódicos.  
 
 
Em apoio ao movimento Outubro Rosa, a Unimed Sergipe desenvolveu diversas ações ao longo do mês para chamar atenção da sociedade sobre os cuidados preventivos relativos ao câncer de mama.  Nas redes sociais, os seguidores do perfil da operadora acompanharam um bate-papo ao vivo com a oncologista, Dra. Erijan Andrade, sobre autocuidado e prevenção.  
 
Durante a entrevista, a médica respondeu às perguntas dos seguidores e esclareceu muitas dúvidas sobre a doença que pode chegar a mais de 66 mil casos no Brasil, segundo informações do INCA.  Na oportunidade, Dra. Erijan Andrade destacou a importância da prática de exercícios físicos que pode evitar 30% dos casos de câncer de mama. “O autocuidado perpassa por várias áreas da saúde da mulher. Alimentação saudável, atividade física e cuidados preventivos são fatores que podem ajudar na redução dos casos”, explicou a médica.  
 
Clique aqui e confira a live completa.
 
 
ILUMINAÇÃO ESPECIAL
 
O Hospital Unimed Sergipe e a Unidade Materno-Infantil receberam uma iluminação especial que pode ser vista diariamente, a partir das 18h. A adesão à cor rosa nos prédios da cooperativa médica tem o propósito em dar mais visibilidade à campanha e chamar atenção dos transeuntes sobre a doença, o segundo tipo mais frequente em todo mundo.  
 
SAÚDE DAS COLABORADORAS
 
A Mamografia é o exame recomendado pela Organização Mundial da Saúde para rastreamento do número de casos do câncer de mama no país. Segundo informações do INCA, a Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.
 
Para estimular a realização periódica da mamografia, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) convidou as colaboradoras da Unimed Sergipe para uma manhã de informação e autocuidado no último sábado, 24. As colaboradoras com idades entre 50 e 69 anos foram recepcionadas pelo coordenador médico do NAIS, Dr. Marcio Barretto, para uma sessão particular de realização do exame em uma das clínicas da rede da credenciada da operadora.
 
COMO SURGIU O #OUTUBROROSA
 
O Outubro Rosa (que ganhou as redes sociais com a expressão #outubrorosa) é um movimento internacional, que surgiu nos Estados Unidos, em 1985, com a Associação da Sociedade Americana de Câncer e uma empresa farmacêutica. Naquela época, Evelyn Lauder, vice-presidente de uma empresa de beleza, recuperou-se do câncer de mama graças ao diagnóstico precoce. Evelyn, então, passou a utilizar o laço cor-de-rosa como símbolo pela utilização da mamografia no rastreamento da doença.