UNIMED - Sergipe
11 de Dezembro de 2020

“O sucesso da Unimed é representado por grandes pequenos feitos todos os dias”

dr. marcio.jpg

 
Declaração do diretor de Negócios Corporativos, Dr. Marcio Barretto, valoriza o trabalho coletivo do Time Unimed Sergipe
 
Para criarmos um vínculo forte, é preciso conhecer. Quando encontramos sentimentos em comum e objetivos semelhantes, a relação torna-se mais sólida. Com esse propósito, iniciamos a série de entrevistas “Sou do Time Unimed Sergipe”. A cada semana, estará disponível no site o perfil dos profissionais que formam a operadora de saúde.  
 
Qualidades como comprometimento e espírito de coletividade caracterizam o médico cirurgião plástico, Márcio Barretto, que assumiu recentemente o cargo de Diretor Negócios de Corporativos da cooperativa médica. Sua trajetória profissional é marcada pela busca do conhecimento, com especializações na área de gestão da saúde pública e atendimento de urgência e emergência, além do trabalho de relevância nacional quando coordenou a implantação do SAMU.
 
Na entrevista a seguir, Márcio revelou as expectativas ao assumir pela primeira vez um cargo de gestão na diretoria executiva da operadora e os desafios que a cooperativa possui no caminho em busca da excelência, entre outros temas. Confira:
 
Unimed Sergipe - Fale um pouco do seu histórico profissional e sua relação com a Unimed Sergipe como cooperado.
 
Márcio Barretto: Iniciei meus estudos em Medicina na Universidade Federal de Sergipe. Na ocasião, já muito apaixonado por cirurgia. Sempre fui muito curioso sobre o corpo humano e para saber como funcionava. Essa curiosidade me levou a enveredar pela área cirúrgica. Saí de Aracaju para fazer minha residência em Cirurgia Geral e, depois, em Cirurgia Plástica, ambas no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de S. Paulo. Após concluir as especializações, voltei para Aracaju e decidi que aqui era o lugar para crescer profissionalmente. Assim, vi a medicina florir em minha vida.  
 
Mesmo atuando em consultório de Cirurgia Plástica, sempre senti uma necessidade em trabalhar com a coletividade. Durante o processo de implantação do SAMU 192, foi possível realizar esse desejo. O trabalho que desenvolvi com SAMU foi uma experiência muito gratificante e ganhou repercussão nacional. Hoje, cada cidade com grande tráfego de veículos, além de distribuição e densidade populacional, pode contar com o serviço de urgência. Em 2001, entrei para a cooperativa médica Unimed Sergipe. Passei pelo curso preparatório e avaliação. Lembro que não era fácil ser um cooperado Unimed. Esperávamos o resultado com ansiedade, por ser muito disputado.   
 
US - O que representa assumir a Diretoria de Negócios Corporativos da Unimed Sergipe?
MB: Sou cooperado há 19 anos e até então nunca havia me envolvido com gestão. Porém, sempre estive muito ativo em causas coletivas. Acredito que o mundo só melhora, quando estamos unidos. Não adianta apenas um vivendo melhor, se todos não estiverem na mesma condição. Para mim, estar em um cargo de gestão, vem muito desse pensamento. Será que podemos oferecer algo muito melhor do que já fazemos e sustentável? Fico muito feliz por fazer parte de uma gestão que também compartilha dos mesmos sentimentos.
 
US - Qual a importância dos recursos próprios da Unimed e como o cliente se beneficia desse formato de negócio?
MB: Como diretor de negócios corporativos, sinto uma grande responsabilidade e vejo que a tarefa é fazer com que nossas unidades e serviços ofertados andem cada vez mais perto da excelência. Vejo que não é somente focar na excelência final, mas no processo que leva ao resultado.  O caminho da construção do bom trabalho é diário.
 
US - O que você considera como maior desafio nesta sua nova fase na Unimed Sergipe, como diretor de negócios corporativos?
MB: Tenho muito respeito a todas as gestões que fizeram da Unimed a referência no mercado sergipano de saúde suplementar que é hoje. Com a atual diretoria, trazemos como contribuição um olhar único. Em alguns momentos, iremos reconstruir para construir, pois todo processo pode ser melhorado, mais eficiente, mais humano e sustentável. Para que as mudanças aconteçam, conto com a colaboração de cada um que faz parte do Time Unimed.
 
US - O que os clientes, cooperados e colaboradores podem esperar da sua gestão?
MB: O sucesso da Unimed é representado por grandes pequenos feitos todos os dias. Queremos engajar nossos colaboradores com essa ideia: preciso fazer o meu melhor diariamente. Implantar a cultura da excelência em que nos comprometemos a entregar melhorias contínuas e oferecer uma assistência à saúde de qualidade aos nossos beneficiários.