UNIMED - Sergipe
05 de Fevereiro de 2021

“O orgulho da Equipe de Enfermagem em declarar que faz parte do Time Unimed é contagiante”

Renata Bomfim compartilha em entrevista especial  como os valores institucionais da Unimed Sergipe inspiram a todos
 
Estar na linha de frente não é fácil.  Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos e demais profissionais de saúde se viram em evidência ao longo de 2020 diante da maior crise de saúde do mundo moderno: a pandemia da Covid-19. No Hospital Unimed, o Time Campeão foi destaque no Sistema pelo protocolo aplicado e os processos continuamente atualizados.

Renata Bomfim.png

A Enfermeira Renata Bonfim coordena a equipe de Enfermagem e compartilhou conosco a sua experiência desse momento ímpar em sua carreira profissional. Renata é formada em Enfermagem, especialista em Enfermagem Oncológica e pós-graduada em UTI e Enfermagem do Trabalho. Com um currículo enriquecedor, a vocação para atuar na área da saúde da enfermeira é evidente e evidencia o comprometimento em prestar uma assistência segura e humanizada.  
 
Na entrevista especial “Sou do Time”, Renata Bonfim fala sobre como os valores institucionais da Unimed Sergipe inspiram a todos a prestar o melhor atendimento aos beneficiários.
 
Confira:
 

UNIMED SERGIPE: Como você iniciou o seu caminho na enfermagem?
RENATA BOMFIM: Iniciei a minha carreira na área da saúde como enfermeira assistencial em uma clínica de atendimento especializado na área de oncologia e hematologia. Inserida neste ambiente, de crescimento pessoal e profissional, descobri que ser enfermeira vai muito além da assistência direta ao paciente. Aprofundei meus conhecimentos e iniciei minha trajetória na gestão como coordenadora assistencial e, em seguida, na área da Qualidade. Sinto que para fazer gestão, de maneira eficaz, precisamos também estar atuantes enquanto assistência. Assim, decidi assumir e permanecer na assistência, bem como na gestão. 
 
UNIMED SERGIPE: Qual o maior desafio de atuar na linha de frente no atendimento aos pacientes COVID-19 no Hospital Unimed? 
RENATA BOMFIM: Foram muitos desafios, um deles e talvez o mais relevante no sentido profissional foi a falta de conhecimento sobre esse vírus novo que tinha um poder de disseminação e letalidade alto. No âmbito pessoal, sem dúvida alguma, foi o distanciamento dos meus familiares. O receio de estar contaminada e levar esse vírus para casa.
 
UNIMED SERGIPE: Nas redes sociais, o trabalho humanizado do Time Unimed 'viralizou' com os vídeos temáticos das altas. Muitas mensagens de carinho e reconhecimento do cuidado para com os pacientes. De onde veio a inspiração? 
RENATA BOMFIM: A vontade de comemorar e agradecer a cada melhora conquistada por nossos pacientes foi a principal motivação. Cada alta hospitalar é uma vitória! Posteriormente, com a viralização dos vídeos, os pacientes começaram a interagir e escolher como gostariam de comemorar este momento tão esperado. Desta forma, surgiram as várias versões das altas temáticas e personalizadas. 
 
UNIMED SERGIPE: A Unimed Sergipe tem o cuidado em seu DNA. Como essa característica se revela na rotina do time de enfermagem do Hospital? 
RENATA BOMFIM: A certeza dos valores institucionais é tão marcante na nossa equipe que é facilmente perceptível no cuidado individualizado, humanizado com qualidade e seguro que proporcionamos aos nossos pacientes. O orgulho da Equipe de Enfermagem em declarar que faz parte do Time Unimed é contagiante.
 
UNIMED SERGIPE: O Hospital Unimed foi reconhecido como referência de atendimento aos pacientes COVID-19 no Sistema Unimed. Como é fazer parte de um time campeão?  
RENATA BOMFIM: Ser o menor Estado e estar entre as referências em atendimento a pacientes Covid-19 na Central Nacional Unimed é enobrecedor! É a concretude de um trabalho contínuo, planejamento em equipe com embasamento científico e executado com engajamento, e a dedicação de um time singular. Fazer parte desse Time Campeão é um privilégio, trocamos aprendizados e experiências profissionais enriquecedoras. Crescemos enquanto profissionais e  seres humanos.