UNIMED - Sergipe
09 de Abril de 2021

“Sustentabilidade é um compromisso ético com a vida presente, o planeta e com as futuras gerações”

Dr. Rômulo Oliveira explica o papel da Sustentabilidade para a Unimed Sergipe
 

POST_06.png

 
O entusiasmo e o espírito cooperativista podem ser sentidos em cada resposta do médico cooperado e assessor de Sustentabilidade, Dr. Rômulo de Oliveira Silva. Com 30 anos de Unimed Sergipe, Dr. Rômulo é conhecido, também, pelo conhecimento de artes e da cultura. Em 2020, aceitou o convite da Diretoria Executiva para assumir a Assessoria de Sustentabilidade. O médico, que também é graduado em Filosofia e membro da Academia Itabaianense de Letras, revela na entrevista da série “Sou do Time” seus desafios e a importância da área para a cooperativa médica. Confira:
 
UNIMED SERGIPE: Quando assumiu a rede de Sustentabilidade da Unimed e quais os principais desafios desta área?
RÔMULO OLIVEIRA: Em julho de 2020, a Assessoria de Sustentabilidade da Unimed Sergipe foi criada pela atual diretoria, a qual me nomeou seu gestor. Como até então a Sustentabilidade era um braço do Marketing, considero que a estruturação da Assessoria própria, após a sua criação, dentro da estrutura da empresa, representou o nosso maior desafio. O outro desafio significativo tem sido de caráter pedagógico: esclarecer as pessoas sobre o que é sustentabilidade e a sua importância vital para desenvolvimento da cooperativa. Desafios permanentes que têm sido muito bem conduzidos por nossa equipe.
 
US: Como vê a questão da Sustentabilidade na Unimed Sergipe? Suas ações e projetos?
RO: A nossa Unimed tem o compromisso sólido com a Sustentabilidade e, nesse sentido, desenvolve ações e programas eficientes que impactam positivamente na vida da empresa e de toda sociedade. Ações do "Pilar Ambiental", como o consumo consciente de energia, água, copos e papéis, o esforço contínuo para redução da produção de resíduos e a sua destinação adequada, e o programa "Neutro" que objetiva o plantio anual de mudas de árvores nativas, em logradouros públicos, durante todo o ano, para compensar a emissão de gases de efeito estufa produzidos pela nossa cooperativa. Também atuamos no "Pilar Social" com ações no campo da saúde, da cultura e nas comunidades. Por fim, empreendemos ações do "Pilar Financeiro", fomentando parcerias com outras cooperativas, buscando estabelecer compras sustentáveis, excelência e inovação, ética e transparência. Visto deste modo, a partir dos seus três pilares, a Sustentabilidade dialoga com a gestão e a governança eficientes.
 
US: Algo interessante é que, dentro da sua área, a Unimed Sergipe trabalha temas interessantes para os cooperados e colaboradores. Poderia nos falar um pouco sobre isso?
RO: A Sustentabilidade tem o compromisso com o desenvolvimento humano e está alinhada a princípios como direitos humanos, equidade, combate a todas as formas de preconceito e fomenta o trabalho digno. Pensando assim, promovemos programas continuados de educação, saúde e cultura, voltados para os nossos colaboradores e cooperados, promovendo o bem-estar, o crescimento intelectual e financeiro das pessoas, de forma equilibrada.
 
US: Sustentabilidade vai muito além do conceito, é olhar para o mundo de forma mais colaborativa. Como isso pode ser feito na prática?
RO: Sustentabilidade é equilíbrio entre sobrevivência e preservação. O que precisamos de fato para sobreviver e como preservamos o que nos dá sobrevivência. Atender as nossas necessidades e preservar o planeta para evitar o seu esgotamento, inviabilizando a vida. É um compromisso ético com a vida presente, o planeta e com as futuras gerações. Entendida assim, fica claro que não é possível alcançar o equilíbrio de forma solitária, individual. Trata-se de um esforço coletivo, um compromisso, que eu diria, holístico; o qual, no dia a dia, afirma-se com ações de solidariedade, compartilhamento, respeito a todas as formas de vida e com a nossa casa, a terra. Enfim, um olhar de cooperação; e é isso que nós, da Unimed Sergipe, fazemos.