UNIMED - Sergipe
05 de Junho de 2021

No Dia do Meio Ambiente, Unimed Sergipe realiza plantio de mudas na Zona Norte de Aracaju

ultima planta.png

O Dia do Meio Ambiente, celebrado neste sábado, 5 de junho, foi comemorado de uma forma especial na Unimed Sergipe. Através da Assessoria de Sustentabilidade, a cooperativa médica realizou o plantio de 30 mudas de árvores no conjunto Almirante Tamandaré, localizado no bairro Santos Dumont, Zona Norte de Aracaju. A ação faz parte do Programa Neutro, uma iniciativa da Unimed Sergipe que tem como objetivo compensar o impacto da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) produzidos por suas unidades, com o plantio de árvores.

A ação foi realizada em parceria com o Instituto Amigos da Inclusão Social (IAIS - Projeto Amiguinhos), um dos projetos sociais apoiados pela Unimed Sergipe. Entre as mudas plantadas estavam pés de acerola, jabuticaba, jambos e ipês. Com a ajuda das crianças atendidas pelo instituto e com o apoio da empresa J&S paisagismo, a sede do projeto, que fica localizada no conjunto Almirante Tamandaré, ganhou duas árvores frutíferas. As demais mudas foram plantadas no entorno do instituto, em duas praças da localidade. 
planta 1.png

“Com as parcerias da Prefeitura de Aracaju, a Unit e a J&S paisagismo, este ano plantaremos 75 árvores, sendo trinta no primeiro semestre e 45 no segundo. Hoje, Dia do Meio Ambiente, estamos fazendo o plantio das trinta primeiras. Para tanto, escolhemos duas praças e uma Organização Social, Instituto Amigos da Integração Social, do qual a Unimed Sergipe é parceira de longa data”, explica o assessor de sustentabilidade da Unimed Sergipe, Dr. Rômulo Oliveira. 
planta 2.png

O Instituto Amigos da Inclusão Social foi fundado em 2004 e, atualmente, atende cerca de 90 crianças e adolescentes, dos 6 aos 14 anos, moradoras do conjunto Almirante Tamandaré. O projeto desenvolve atividades nas áreas educacional, cultural, social, musical e também na área ambiental.
planta 3.png

Dr. romulo.png

rosimeire.png

antonio.png

“Temos o apoio da Unimed há muito tempo, tanto no acompanhamento do serviço social, com a parte dos uniformes, do lanche e também agora com um projeto de música. A Unimed sempre foi uma parceira forte, pois a visão da cooperativa está de acordo com os objetivos do instituto”, afirma a vice-presidente do IAIS, Rosimeire Costa Carvalho.

Os moradores da região ficaram felizes com o plantio das mudas nas praças do conjunto. Antônio Joaquim de Souza é morador da localidade há oito anos e aprovou a iniciativa. “Sempre faço caminhada por essa praça e agora vou ajudar a cuidar dessas árvores. Vou trazer água, adubo e se encontrar alguém que queira prejudicar, vou conversar e conscientizar para que fiquem sempre bem cuidadas. Achei muito valiosa essa atitude desse plantio”, conta Antônio.

Programa Neutro

A ação realizada pela Unimed Sergipe no Dia do Meio Ambiente faz parte do Programa Neutro. “Através da sua Assessoria de Sustentabilidade, especificamente o Pilar Ambiental, a Unimed Sergipe desenvolve este programa, cujo objetivo é compensar o impacto da emissão de gases de efeito estufa produzidos por suas unidades - como geradores, automóveis, ar condicionados, entre outros - com o plantio de árvores. Calculamos mensalmente a emissão dos gases e, no final de cada ano, fazemos a compensação no ano seguinte. Em média, para cada tonelada de gás emitido na atmosfera, devemos plantar oito árvores”, explica Dr. Rômulo. 

Todas as ações desenvolvidas pelo Programa Neutro estão em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de que a Unimed Sergipe é signatária. Os ODS são uma agenda mundial  com 17 objetivos e 169 metas. De acordo com esses objetivos e metas, são previstas ações mundiais em diversas áreas, incluindo a ambiental, definida no objetivo número 15, denominado ‘A vida sobre a Terra’.