UNIMED - Sergipe
17 de Junho de 2021

Viva Mais deste sábado, 19, exibe especial junino

vivamaisjunino.png.jpeg

 
O mês de junho faz parte da cultura do povo nordestino. A pandemia não é motivo pra deixar de comemorar uma tradição que é tão nossa. Claro, que dentro daquilo que é possível e permitido, preservando a saúde e segurança de todos. Pensando nisso, o Viva Mais preparou um programa inteiro com dicas e orientações pra você e sua família aproveitarem os festejos juninos em casa, no aconchego do lar. O local que serviu de cenário para a gravação é surpresa. É lindo e bem perto de Aracaju.
 
A pneumologista cooperada da Unimed Sergipe, Ana Paula Argolo, destaca, em entrevista, os problemas respiratórios mais frequentes neste mês de junho. Além da Covid-19, que perdura há mais de um ano, é tempo das viroses e alergias intensificadas pelo inverno e pela exposição à fumaça, típica das comemorações juninas.
 
Outro ponto que vale a pena chamar atenção todos os anos é a prevenção de queimaduras, que aumentam significativamente neste período. Mesmo com a proibição de fogueiras e fogos de artifício, há quem não obedeça às regras. Além disso, existe risco de queimaduras durante o preparo das comidas típicas, com os líquidos superaquecidos. O cirurgião plástico e diretor de negócios corporativos da Unimed Sergipe, Márcio Barretto, orienta sobre o que fazer nesses casos e, principalmente, como evitar esses acidentes.
 
A psicóloga do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Sergipe, Deise Peixoto, reforça a importância de não deixar de comemorar o São João e o São Pedro e dá dicas de como celebrar as datas em casa, com o nosso núcleo familiar.
 
No Reutilize Mais, o quadro de sustentabilidade, a encarregada do arquivo do Hospital Unimed, Claudineide Bispo, ensina a fazer um balão com tiras de papel colorido para enfeitar o seu arraial. Inclusive, é uma excelente oportunidade para incluir a garotada no “Faça você mesmo”.
 
Para finalizar, a receita típica não é com milho, nem amendoim. Desta vez, a laranja foi a escolhida como ingrediente principal.  
 
Lembrando que em junho, o Viva Mais vai ao ar aos sábados, às 14h30. O programa é uma realização da Unimed Sergipe e é transmitido pela TV Atalaia/Rede Record.