UNIMED - Sergipe
26 de Agosto de 2021

Saúde do sono é um dos destaques no Viva Mais deste domingo, 29

viva mais.png

Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 65% da população têm problemas de qualidade no sono e 64% das pessoas fazem uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Como está o seu sono? Será mesmo que para recuperar uma noite perdida é preciso de umas dez bem dormidas? A neurologista do Centro Clínico da Unimed Sergipe, Raphaella Cardoso, vai responder essa e outras perguntas na entrevista da semana. 

O dia nacional de combate e prevenção ao escalpelamento é 28 de agosto. A palavra é estranha, mas vem de escalpo, que nada mais é que o couro cabeludo. Quando este é arrancado de uma forma brusca, acontece o escalpelamento, muito frequente em acidentes envolvendo motores de embarcações. O problema deixa marcas físicas e emocionais nas vítimas. A cirurgiã-plástica cooperada da Unimed Sergipe, Madeleine Ramos, aborda o tema no programa.

Diante da pandemia do coronavírus, os pacientes infectados não podem receber visitas nem acompanhantes. Pensando nisso e com intuito de estabelecer uma conexão entre pacientes de covid internados no Hospital Unimed e seus familiares, a equipe da comunicação, em parceria com a equipe assistencial, criou o Projeto Conexão Cuidar. A enfermeira e gerente assistencial do Hospital Unimed, Renata Bonfim, explica como funciona a ideia, que tem foco na humanização do atendimento.

A professora de educação física Lívia Pires fala sobre a importância do aquecimento antes da prática de qualquer atividade física e ainda dá dicas de alguns exercícios para esse fim. 

A receita que encerra o conteúdo da semana é um hambúrguer diferente: de feijão. Trivial no prato do brasileiro, o feijão é um dos alimentos mais ricos da nossa gastronomia. Ele é fonte de carboidrato, antioxidantes, fibra, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais. O zinco é um dos elementos que auxiliam na imunidade. Já o ferro é fundamental para a prevenção da anemia. Além disso, o feijão é uma importante fonte de proteínas. A receita serve para qualquer pessoa, mas é ideal para os adeptos de dietas vegetarianas. 

O Viva Mais é uma realização da Unimed/SE e vai ao ar todos os domingos, às 10h, na TV Atalaia/Rede Record.