UNIMED - Sergipe
03 de Dezembro de 2021

Com cooperação e cuidado, assessoria de Sustentabilidade forma um time engajado de colaboradores nas ações sociais da Unimed Sergipe

A assistente social Nínive de Paula fala sobre a importância do trabalho voluntário e o compromisso social da empresa
 
Entre os princípios do cooperativismo está a cooperação que consiste no cuidado mútuo e coletivo que fortalece toda a instituição. Nesse sentido, o Time Unimed tem um grupo de voluntários que engajam e contagiam a toda a cooperativa a se disporem em favor do próximo e pautas positivas que envolvem os pilares da Sustentabilidade – social, ambiental e econômico.
 

POST.png

 
Para organizar e mobilizar, a Unimed Sergipe conta com a Assessoria de Sustentabilidade responsável pelos projetos socioambientais e culturais. Entre os integrantes da área, temos a assistente social Nínive de Paula Melo Moreira que com sensibilidade e entusiasmo atua na organização e monitoramento dos projetos. No final de semana que comemoramos o dia internacional do voluntariado – 5 de dezembro, a entrevista do Sou do Time dessa sexta, 03, traz um bate-papo com Nínive que compartilha conosco um pouco das iniciativas da área e o seu prazer em colaborar com o amanhã.
 
Confira:  
 
UNIMED SERGIPE: Conte um pouco da sua trajetória na Unimed Sergipe.  
NÍNIVE DE PAULA: Iniciei na cooperativa em 2007 como estagiária na unidade de Serviço de Medicina Preventiva. Após um ano, participei do processo seletivo para atendente do Diagnóstico onde trabalhei durante 3 anos. Nesse período concluí a faculdade de Serviço Social, e claro, fiquei na expectativa de retornar ao SEMPRE como assistente social. Então, em 2011 o tão sonhado dia chegou. Houve a oportunidade de retornar aonde iniciei o estágio. Lembro emocionada.  Aprendi muito, passei por várias áreas. Muitas capacitações ofertadas pela cooperativa e, hoje, me sinto realizada, tanto como profissional, como pessoal. Realizada no sentido de contribuir, na totalidade, no trabalho pela vida. Temos a mesma essência. Quero agradecer a cooperativa pela preocupação de capacitar os seus colaboradores, buscando sempre que possível, o melhor. A palavra é gratidão. Tenho orgulho de fazer parte desse Time.
 
US: A Sustentabilidade é uma área responsável pelo bem-estar do Time Unimed e compromisso social da cooperativa. Quais os desafios em colocar em ação projetos tão diversos?  
NP: Não vejo como desafios, sim oportunidades. O cooperativismo tem entre os seus princípios o ‘Interesse pelas comunidades’, seja interna e externa, colaboradores e sociedade. Isso já contribui bastante. A cultura organizacional referente aos pilares da Política da Sustentabilidade, nos últimos anos, vem sendo absorvida de forma rápida com o ingresso dos colaboradores no Programa de Voluntariado.    
 
US: O voluntariado é uma das iniciativas de grande engajamento dos colaboradores. Qual o diferencial dos participantes em buscar essa iniciativa e os benefícios que ela traz a vida?   
NP: O voluntariado é um exercício pleno, completo e que proporciona várias oportunidades. Quem é voluntário tem uma visão ampla, é sensível as necessidades do próximo, proativo, altruísta e engajado. Essas qualidades, com certeza, é um diferencial. É uma via de mão dubla, ou seja, ao tempo que o voluntário presta um serviço de forma generosa e intensa, ele adquire experiência profissional e pessoal. Além da oportunidade de aprender com o outro (network), aumentar as chances de promoções no trabalho, e, sobretudo, adquire bem-estar durante o exercício do voluntariado. Servir ao próximo ou ao meio ambiente, ajuda na redução do estresse e aumento dos níveis do hormônio da felicidade (serotonina) - algo comprovado em diversas literaturas. A cooperativa incentiva os nossos colaboradores a serem voluntários. E, nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, a procura para entrar no Programa do Voluntário cresceu bastante. Como é bom está entre pessoas que querem fazer o bem e que entendem a cultura da Unimed.
 
US: Além da agenda social, o Sistema Unimed se destaca pela responsabilidade ambiental. Com programas de coleta seletiva, acompanhamento da emissão de gases CO2 e plantio de mudas, dentre outras atividades, como você avalia esse legado da Unimed Sergipe no ambiente empresarial no estado?  
NP: Esse foi um grande passo para a cooperativa. Estamos respondendo às necessidades da sociedade como um todo. Contribuir com a comunidade está no DNA do cooperativismo. Vale ressaltar, também, que todos os nossos programas, projetos, campanhas e ações estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao pacto global da Agenda 2030, baseado em cinco eixos de atuação: paz, pessoas, planeta, prosperidade e parcerias.