UNIMED - Sergipe
24 de Maio de 2022

Eficaz, a quimioterapia é um dos principais tratamentos utilizados para a cura do câncer

c92c03f6-113b-4591-9ebf-b4c63f5fa96e.jpg
Um dos tratamentos mais utilizados para a cura do câncer é a quimioterapia. Este tratamento consiste na administração de medicamentos, por via venosa ou oral, e é uma das esperanças para pacientes oncológicos, que podem ter a vida alongada e com mais qualidade.
 
“Quimioterapia são medicações que circulam o corpo inteiro e afetam o funcionamento da célula com o objetivo destruir células doentes. A quimioterapia antineoplásica, que é a mais conhecida, tem como objetivo destruir as células do câncer”, explica a oncologista cooperada Unimed Sergipe, Dra. Luciana Franco, que atende no Centro de Infusão e Oncologia da Operadora de Saúde.
 
Luciana Franco.png
De acordo com a oncologista, apesar de ser um tratamento bastante utilizado, nem todos os tipos de câncer necessitam da quimioterapia. “Alguns podem ser tratados com tratamentos locais, como cirurgia e radioterapia, esta última associada ou não a quimioterapia. Outros ainda necessitam de outras formas de tratamento sistêmico (que circula o corpo todo) como as hormonioterapias, imunoterapias e drogas alvo moleculares. A oncologia vem se desenvolvendo bastante e, felizmente, cada vez surgem novas estratégias de tratamento no combate ao câncer”, pontua a médica.
 
Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil registra cerca de 600 mil casos de câncer por ano, sendo os de próstata, de mama, câncer colorretal, de pulmão e de tireoide os mais comuns.
 
“A importância da quimioterapia para o tratamento oncológico ainda é muito grande. A quimioterapia pode ser necessária em várias etapas do tratamento e cada vez mais, disponibilizamos de uma estrutura para reduzir os efeitos colaterais dela. A quimioterapia pode ser realizada antes de uma cirurgia curativa, a qual chamamos de quimioterapia neoadjuvante; pode ser usada para reduzir as chances do câncer voltar depois de uma cirurgia, que é a quimioterapia adjuvante; ou ainda no contexto onde, infelizmente, a cura não é possível mas sim o controle de doença, podemos utilizar a quimioterapia para prolongar o tempo e a qualidade de vida dos pacientes”, completa Dra. Luciana.
 
Centro de Infusão e Oncologia
Centro de Infusão e Oncologia2.png
 
Desde o mês de março, está em funcionamento no Hospital Unimed o Centro de Infusão e Oncologia, um espaço criado exclusivamente para atendimento de pacientes oncológicos e com doenças autoimunes. No local, além de tratamentos quimioterápicos, o ambiente também realiza tratamentos com a infusão de imunobiológicos, que são medicamentos utilizados no tratamento de algumas doenças autoimunes.
 
Centro de Infusão e Oncologia.png
A nova área exclusiva possui uma estrutura física adequada, com equipe multidisciplinar treinada, capacitada e experiente, Dessa forma, a Unimed busca garantir ainda mais respeito, comodidade, segurança, conforto e atendimento humanizado a seus clientes.