UNIMED - Sergipe
15 de Agosto de 2022

Centro de infusão e oncologia da Unimed Sergipe oferece tratamento qualificado e com humanização

Centro___.png

Enfrentar um tratamento oncológico é uma fase da vida em que se requer esperança, coragem e determinação. E poder contar com uma rede de apoio especializada e que oferece um tratamento humanizado também faz toda a diferença. Esse é o objetivo do Centro de Infusão e Oncologia da Unimed Sergipe, localizado no Hospital Unimed.

O Centro foi inaugurado em março deste ano e é um espaço criado pela operadora exclusivamente para atendimento de pacientes oncológicos e com doenças autoimunes. Abrigando o atendimento humanizado, característico nos serviços da Unimed Sergipe, o  Centro permite aos beneficiários a realização de tratamentos com a infusão de imunobiológicos, que são medicações utilizadas no tratamento de algumas doenças autoimunes; e infusão de quimioterápicos, que são medicações utilizadas no tratamento de doenças oncológicas.

Centro.png

"O Centro foi pensado para dar um acolhimento. Estamos em um andar único do Hospital, quando a pessoa sai do elevador, já está no Centro de Infusão e Oncologia. Essa entrada privilegiada faz com que o paciente não precise ter contato com os outros andares do Hospital nem com os outros pacientes. É um ambiente que foi todo preparado para receber esse paciente, foi pensado para que o paciente se sinta confortável. É um ambiente alegre, com pessoas acolhedoras, com uma equipe que está preparada e disponível pra atendê-los", afirma a enfermeira Kauanne Oliva.

O espaço possui uma estrutura física adequada, com equipe multidisciplinar treinada, capacitada e experiente. Dessa forma, a Unimed busca garantir ainda mais respeito, comodidade, segurança e conforto a seus clientes.

Enfermeira Kauanne Oliva.png

"Passando por essa consulta, o cliente é encaminhado para cá e aqui temos a facilidade de solicitar as autorizações, de providenciar todo o tratamento desse paciente sem que ele  tenha a necessidade de solicitar por aplicativo ou se deslocar até a sede da operadora de saúde. Aqui, nós assumimos essa parte na recepção, recebemos esse planejamentos médicos, esses documentos que são encaminhados com todos os exames e solicitamos a autorização aqui mesmo", explica Kauanne.

Assim que o tratamento estiver autorizado, a equipe entra em contato com o paciente através de ligação telefônica, com informações sobre data e o horário para o início do tratamento. "Aqui também fazemos o acompanhamento psicológico do paciente e existe uma parceria entre psicóloga e a enfermeira. É uma consulta de orientações a esse paciente.  A partir do momento que ele chega no nosso serviço, ele já tem esse olhar de uma equipe multidisciplinar,incluindo também uma nutricionista", ressalta Kauanne.

Tratamento concluído

Daniele Fabiane.png

Na última sexta-feira, 12, a gerente de consultório Daniele Fabiane Correia, de 37 anos, foi a primeira paciente do Centro de Infusão e Oncologia a finalizar o ciclo de tratamento quimioterápico. Com o tratamento iniciado em maio deste ano, a paciente traduziu em palavras o sentimento deste momento.

"Neste momento há uma sensação de gratidão, primeiramente a Deus, por eu ter tido a oportunidade de descobrir o câncer cedo e poder fazer o tratamento que estou concluindo hoje. Agradeço a Deus pela vida e gratidão também à equipe do Centro de Infusão e Oncologia por tanto cuidado que tiveram comigo nesses últimos meses. Sinceramente,  eu me senti em casa, elas me acolheram de uma forma muito humana e essencial para o meu tratamento", contou Daniele, emocionada.

"Quando cheguei aqui, não conhecia ninguém e a gente fica com medo, né? Mas elas me acolheram muito bem e hoje eu saio daqui com sentimento de gratidão  a todos os profissionais que trabalham aqui  e que são excelentes. O que eu digo para as pessoas que estão iniciando um tratamento como esse é que comece acreditando. Que se você começa acreditando que é possível, o resto do caminho fica bem mais fácil", conta Daniela.

Para celebrar a conclusão do tratamento quimioterápico de Daniele, a equipe do Centro preparou uma despedida para a paciente, com direito a presente da equipe e recepção da família da paciente.

"Trabalhar em oncologia é um privilégio. Você lida com as emoções o tempo inteiro, desde o diagnóstico até a finalização do tratamento. A Daniele está sinalizando hoje também uma vitória nossa. Ela teve a opção de dar segmento ao seu tratamento em outro serviço, mas ela escolheu permanecer conosco. Ela confiou na equipe e hoje estamos podendo comemorar essa vitória", comemora a enfermeira Kauanne.