UNIMED - Sergipe
24/11/2023

Hospital Unimed realiza ações de conscientização sobre a resistência aos antimicrobianos

Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos I.jpg

Em alusão à Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos, o Hospital Unimed realizou, nos dias 23 e 24, ações de conscientização para reforçar a campanha deste ano, que tem como tema: "Prevenindo juntos a resistência aos antimicrobianos".
 
Durante os dois dias de conscientização, o time do Stewardship de antimicrobianos abordou os clientes, explicando sobre a resistência antimicrobiana  (RAM) e entregando folderes informativos, produzidos pela parceira Pfizer, que esclarece sobre atitudes que devem ser adotadas para combatê-la.
Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos.jpg

Foi realizada também a abordagem das equipes do Centro Cirúrgico e uma roda de conversa com equipe de médicos hospitalistas, que teve como mediador o infectologista Dr. João Paulo Fonseca. Durante o encontro, o corpo clínico pôde compartilhar conhecimentos e atualizações sobre os protocolos de combate à RAM.
 
A enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e participante do time do Stewardship, Jessika Ramos, comenta que a RAM é considerada uma ameaça mundial à saúde, motivo pelo qual a conscientização é fundamental.
Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos II.jpg

“O uso irracional de antimicrobianos tem dificultado cada vez mais a prevenção e tratamento das infecções. Por isso, ações para promover a utilização racional dos antimicrobianos se torna tão imperativo”, destaca a enfermeira.
 
Jéssika ressalta que para o Hospital Unimed, pioneiro em gerenciamento de antimicrobianos, fazer ações sobre a RAM é de suma importância. “Entendemos que esse tema não é importante apenas dentro do hospital, mas também com os clientes. Afinal, a colaboração da sociedade é essencial na luta contra a RAM”, enfatiza.